A última versão do Código do Trabalho, em vigor através da Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro, apresenta, entre outras alterações, novas regras relativas à formação de colaboradores, nomeadamente o aumento do número de horas de formação que os colaboradores devem fazer.
Além do aumento do período de formação anual, outra das novidades é o enquadramento das formações em quatro temas:
- Formação relacionada com as funções do colaborador;
- Segurança e saúde no trabalho;
- Tecnologias de informação e comunicação;
- Língua estrangeira.
Estas regras aplicam-se a todos os setores de atividade e naturalmente, à hotelaria e turismo, em que a formação é particularmente importante, em virtude do constante contacto com o cliente e da importância desses contactos para a satisfação do turista para com a empresa e o destino.
Uma das principais vantagens da realização de formação é a progressão dos profissionais, que estarão cada vez mais preparados para dar uma melhor resposta aos clientes e simultaneamente mais motivados e confiantes.
Além da obrigatoriedade da criação de um plano de formação, as entidades empregadoras deverão recorrer a uma entidade formadora ou a um estabelecimento de ensino para a realização das ações formativas.
Enquanto entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral para o Emprego e as Relações de Trabalho) a Hotel DM está preparada para apoiar as organizações na criação de um plano de formação, que integra formação específica do setor com a formação mais generalista.
Para além da oferta formativa para a hotelaria que pode consultar aqui, a Hotel DM disponibiliza a formação generalista, que é obrigatória, adaptada às especificidades do setor da hotelaria e turismo:
- Segurança no trabalho;
- Segurança contra incêndios e simulacros;
- Primeiros socorros;
- Suporte básico de vida – Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
A formação é essencial para melhorar a performance e motivação dos colaboradores e contribui para o bom funcionamento das organizações, aumentando a sua competitividade.
Que formações vai realizar este ano? Fale connosco.